O dia 8 de Março de 2020 caiu num domingo e na assembleia de construção do Rio de Janeiro foi decidido que o ato seria realizado no dia 9 de março, segunda-feira. Para não deixar o dia 8 de março passar em branco na cidade, algumas organizações planejaram eventos. Uma destas ações foi a realização da performance “Um violador no teu caminho”, na praça Mauá, coordenada pelo movimento Nossa Hora de Legalizar o Aborto RJ. A performance “Un Violador En Tu Camino” foi criada pelo coletivo feminista chileno Las Tesis em 2019 e desde então foi reproduzida, recriada e adaptada inúmeras vezes em diversos países Latino Americanos.
Palavra Chave: estupro
Organize sua indignação. Panfleto com chamada para plenária de mulheres
Organização feminista contra os governos reacionários de Jair Bolsonaro, Wilson Witzel (governador do Estado do Rio de Janeiro, eleito em 2019 e afastado em 2020 por corrupção) e Marcelo Crivella (prefeito do Rio de Janeiro de 2017 a 2020), e contra a PEC 29/15 (“inviolabilidade do direito à vida, desde a concepção”), que coloca na Carta Magna a proibição do aborto em casos que já estão previstos em lei.
autoria
Nossa Hora de Legalizar o AbortoData
02 de Maio de 2019Local
Rio de Janeiro, RJ, BrasilTema
direitos reprodutivos, democracia, gêneroTipo
panfletoDescritivo
Impressão sobre papel / 10,5 x 14,8 cmDireito autoral
Organize sua indignação. Panfleto com chamada para plenária de mulheres
Peça digital com chamada para plenária de mulheres
Organização feminista em 2019 contra os governos reacionários de Jair Bolsonaro, Wilson Witzel (governador do Estado do Rio de Janeiro, eleito em 2019 e afastado por corrupção em 2020), e Marcelo Crivella (prefeito do Rio de Janeiro 2017-2020) e contra a PEC 29/15 (“inviolabilidade do direito à vida, desde a concepção”), que coloca na Carta Magna a proibição do aborto em casos que já estão previstos em lei.
autoria
Nossa Hora de Legalizar o AbortoData
02 de Maio de 2019Local
Rio de Janeiro, RJ, BrasilTema
direitos reprodutivos, democracia, feminismoTipo
peça digitalDescritivo
Arte para stories do Instagram / 1080 x 1920pxDireito autoral
Peça digital com chamada para plenária de mulheres
Peça digital com chamada para acompanhamento da CPI do Feminicídio (RJ)
Em 2019, o feminicídio foi um dos crimes que mais aumentou no Rio de Janeiro, em comparação com 2018. Os números cresceram em 14%, segundo o Instituto de Segurança Pública. A peça digital convoca para acompanhamento e pressão popular e feminista no dia da Votação na Alerj da CPI do Feminicídio, documento que conta com 126 recomendações que visam proteger as mulheres de eventuais episódios de violência. O projeto, de autoria da deputada Zeidan Lula (PT), foi aprovado em discussão única. A parlamentar analisou investigações da Polícia Civil para embasar o documento de 600 páginas. (Fonte: BandNews)