Calendário Audre Lorde

Calendário feito pela CAMTRA (Casa da Mulher Trabalhadora) traz famosa frase da escritora caribenha-americana, negra, feminista, lésbica e ativista dos direitos civis: “Seu silêncio não vai te proteger”

autoria

CAMTRA (Casa da Mulher Trabalhadora)

Data

2018

Local

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Tema

direitos, diversidade, justiça

Tipo

calendário

Descritivo

Impressão sobre papel / 60x40cm

Direito autoral

Todos os direitos reservados

Faixa revolução LGBTQIA+

Moradores e moradoras da Casa Nem seguram a faixa na qual está escrito “As bi, os gays, transvestis, intersexo, não-bináries e sapatão tão tudo organizade pra fazer a revolução com putes”.

autoria

Casa Nem

Data

2019

Local

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Tema

revolução, LGBTQIA+, diversidade

Tipo

faixa

Descritivo

Impressão sobre lona / 7,0 x 1,5 m

Direito autoral

Todos os direitos reservados

Casa Nem

24 itens

Símbolo de luta e resistência da comunidade LGBTQIA+ no Rio de Janeiro, a Casa Nem é um espaço voltado para o acolhimento de pessoas transvestigêneres em situação de vulnerabilidade. Surgiu em 2016 em decorrência do  “PreparaNem”, cursinho preparatório para o Enem e para o vestibular voltado para esta comunidade criado no ano anterior. Segundo Indianarae Siqueira, idealizadora do projeto, como muites alunes tinham problemas de moradia, as ações precisaram ser expandidas. “Alguns estavam em abrigo com condições precárias e outres sofriam violências das próprias famílias”. Por meio de cursos, oficinas, debates, festas e shows, o espaço empodera a comunidade LGBTQIA+ do Rio e busca promover oportunidades para que todes possam ter acesso a um trabalho produtivo em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. A organização, cuja nova sede se situa no Flamengo, abriga 29 pessoas de forma permanente em 2020 e outras 50 rotativas.